Educação e Semiárido Brasileiro

Formando educadores que tenham no seu fazer político e pedagógico os fundamentos de uma educação transformadora.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Disciplinas, Ementas e respectivos Professores

Disciplina: Condições Históricas e Materiais da Produção da Existência de Homens e Mulheres no Semiárido Brasileiro (CHM-SAB) — 60 horas desenvolvidas em três momentos, utilizando a pedagogia da alternância (40 horas presenciais e 20 horas à distância).
Ementa: As concepções de natureza e a desconstrução do paradigma moderno de natureza. Análise dos atributos climáticos, do solo e biogeográficos do Semiárido brasileiro. Ocupação humana do Semiárido brasileiro do século XVI ao século XXI. Homens e mulheres e relações históricas de produção e trabalho no Semiárido brasileiro.
Docentes: Juracy Marques dos Santos
                   Luzineide Dourado Carvalho
                   Odomaria Rosa Bandeira Macedo


Disciplina: Fundamentos Teóricos da Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (FTE-SAB) — 45 horas desenvolvidas em três momentos presenciais.
Ementa: Relações campo-cidade no Semiárido Brasileiro; A educação escolar no Semiárido brasileiro desde o final do século XIX. Conceito de Educação Contextualizada na perspectiva do pensamento complexo. A educação para convivência com o Semiárido brasileiro: origens e tendências.
Docentes: Claudia Maisa Antunes Lins
                  Josemar da Silva Martins
                  Lucineide Martins de Araújo

Disciplina: Educação e Movimentos Sociais no Semi-Árido Brasileiro (EMS-SAB) – 30 Horas desenvolvidas em dois momentos presencias.
Ementa: Antecedentes históricos dos movimentos sociais, cidadania e educação. O caráter educativo dos movimentos sociais. As formas de organização popular no Semiárido contemporâneo. A Emergência dos FEEC, RESAB dentre outras expressões de luta pela qualidade da educação no SAB.
Docentes: Francisca de Assis de Sá
                 Luzineide Dourado Carvalho
                 Paulo Ribeiro Soares Neto
                 Rogério de Souza Bispo 
                 
Disciplinas: Fundamentos da Pesquisa em Educação (FPE - SAB) — 30 horas presenciais.
Ementa: Desconstrução cultural e descolonização epistemológica do paradigma clássico da ciência moderna. Conceitos de pesquisa educacional. Metodologia de pesquisa em Educação: pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores e das professoras. A base conceitual para o estudo da estrutura metodológica do projeto de pesquisa. Etapas da construção do projeto.
Docentes: Edonilce da Rocha Barros
                 Jorgete Pereira  Oliveira
                 Josenilton Vieira Nunes
                 Maria da Conceição Hélio Silva

Disciplinas: Currículo, Contextualização e Aprendizagem Significativa (CCA-SAB) — 45 horas desenvolvidas em três momentos presenciais.
Ementa: Ressignificação do currículo. Construção de relações entre Abordagens Teóricas e Práticas Pedagógicas. Transposição didática dos conteúdos sobre o Semiárido Brasileiro para as Práticas Pedagógicas. Construção de aprendizagens significativas no processo de vinculação dos componentes curriculares às Estratégias de Convivência com o Semiárido Brasileiro.
Docentes: Adelaide Pereira da Silva
                 Cosme Batista dos Santos
                 Edmerson dos Santos Reis

Disciplinas: Construção de Práticas Pedagógicas Fundamentadas na Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (CPP-SAB) – 50 horas desenvolvidas em trabalhos com os sujeitos da aprendizagem nas Escolas, comunidades e organizações não-governamentais e movimentos sociais do Semiárido brasileiro durante dois meses.
Docentes: Aurilene Rodrigues Lima
                 Edonilce da Rocha Barros
                 Francineide Santana Silva
                 Rovilson José Bueno

Disciplinas: Planejamento, gestão e avaliação de processos formativos (PGA-SAB) – 30 horas presenciais.
Ementa: Planejamento e gestão participativa de processos educativos. Levantamento e análise da realidade escolar do Semiárido Brasileiro. Avaliação como política numa perspectiva histórico-contextual.
Docentes: Ana Lilian dos Reis
                 Lizete Brandão Ramos
                 Maria Goretti de Araújo Souza
                 Sandra Novais Santos

Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação e Produção de Materiais Didáticos Contextualizados (TIC-SAB) - 40 horas em dois presenciais e um a distância.
Ementa: As TIC’s no contexto da Educação para Convivência com o Semiárido; A construção de materiais didáticos contextualizados.
Docentes: Andréia Cristiana Santos
             Claudia Maisa Antunes Lins
                 Marcele Khouri Santos


Disciplina: Seminário de Monografia (SMON-SAB) – 60 horas, após a integralização de todos os componentes curriculares, desenvolvidas em três momentos presenciais:
1º momento: Apresentação dos relatórios de diagnóstico e estado da arte da pesquisa. Crítica metodológica. Análise e crítica de conteúdo.
2º momento: Métodos e técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa. Orientação coletiva e individual da Monografia.
3º momento: Análise teórica e metodológica e qualificação da Monografia.

Docentes: Cosme Batista dos Santos
                  Edmerson dos Santos Reis 
                  Odomaria Rosa Bandeira Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário